O Instituto casa do PAI surgiu através de um grupo de amigos, que compartilhavam da mesma fé, e sonhavam em mudar a realidade social da Cidade em que moravam, Itaguaí/RJ.
Impactados com a mensagem de amor e transformação que Cristo Jesus ensinou, e entendo que os ensinamentos por Ele deixados devem nos mover a agir em solidariedade e amor para com os outros, esses amigos entenderam que o Chamado de Deus para vida deles na terra era trabalhar por Justiça Social, promovendo transformação e desenvolvimento para as pessoas e comunidades na qual estavam inseridos.
A partir desse desejo, começaram a observar os problemas locais e perceberam que eram muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social, e muitas crianças com problemas de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, perceberam também a ausência do poder público com planos de desenvolvimento social. Diante disso, decidiram em 2006 abrir uma creche, onde as crianças pudessem, estudar, se alimentar e ficar seguras, enquanto seus pais estivessem trabalhando. Nesse projeto de período integral, as crianças recebiam, alfabetização, reforço escolar, aula de teatro e alimentação completa. Nessa época ainda sem local próprio, o Instituto passou a funcionar nas dependências da Igreja Reformada Água da vida em Itaguaí, e atendia mais de 50 crianças.
Com o passar dos meses e com novos projetos em vista, a equipe fundadora do Instituto percebeu a necessidade de se formalizar para ter mais representatividade diante do poder público, e em 2007 nasce formalmente, com toda a documentação exigida a Associação Casa do PAI.
As atividades de creche, reforço escolar e teatro, funcionaram até 2011, onde infelizmente o ICP perdeu apoio financeiro e se viu obrigado a dar uma pausa em seus serviços. Foram 5 longos anos inativos, mas em 2017 novos parceiros surgiram, o que possibilitou a retomada das atividades. Com todo entusiasmo e alegria retomamos nossos atendimentos e no mesmo ano conseguimos uma sede própria, e começamos novos projetos, entre eles o Projeto VOAR, que oferece aulas de ginástica aeróbica para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto existe até hoje e já capacitou mais de 120 crianças e adolescentes, trazendo inclusive medalhas para a Instituição.
De 2017 até os dias de hoje a Instituição já desenvolveu diversos projetos nas áreas de cidadania, assistência, arte, cultura, esporte, lazer e geração de renda. E já impactou a vida de mais de 500 pessoas diretamente. Em 2021, tendo em vista o enfrentamento da pandemia, lançamos o programa empreendedorismo social, onde disponibilizamos diversos cursos de capacitação nas áreas de Barbearia, Culinária, Costura e Beleza, o objetivo é contribuir com a geração de renda de jovens e adultos que foram afetados economicamente com a pandemia do COVID 19.
Hoje o time engajado com essa causa é muito maior. São mais de 30 pessoas envolvidas, entre voluntários, colaboradores e estagiários. Os sonhos por aqui não param e o sentimento de solidariedade e desejo por transformação social são os mesmos de quando tudo começou. A diferença é que a cada dia, mais pessoas se juntam a nós.
E o futuro?! O futuro vemos com os olhos da fé e conquistaremos com braços fortes de trabalho, oferecendo tudo que estiver ao nosso alcance para que pessoas de todas as idades sejam valorizadas, tenham novas oportunidades e transformem seu mundo.
O Instituto Casa do Pai, fundado em 2007 é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, que tem entre suas finalidades a promoção do desenvolvimento humano, da educação, da cidadania e dos direitos sociais e da inclusão social e digital, fomentando a iniciação esportiva, cultural e tecnológica, como forma de alcançar esses objetivos.
Nós buscamos transformar o conceito de responsabilidade social em ação navida do maior número de pessoas, integrando diferentes classes sociais, as famílias e seus segmentos através de projetos sociais nas áres de Educação, Arte, Cultura, Esporte, tecnologia e Geração de renda. Realizamos projetos sociais como instrumento educacional e de transformação social, considerando o potencial agregador que estes têm quando executado transversalmente às demais políticas públicas.
GERAIS
Proporcionar às crianças, adolescentes, jovens e idosos atividades de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de sua participação nas atividades educacionais, práticas lúdicas, culturais, de lazer e iniciação esportiva, colocando o esporte, cultura e educação como meio de inclusão social e como forma de promoção do desenvolvimento integral, cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
Desenvolver pessoas através de oportunidades de capacitação profissional e geração de renda.
ESPECÍFICOS
Missão
Transformar vidas, dando vez, voz e oportunidades para que pessoas alcancem dignidade e propósito de vida.
Visão
Ser um canal de multiplicadores sociais, com foco em projetos que promovam o desenvolvimento integral do ser humano.
Valores
Respeito, Ética, Empatia, Solidariedade, Encorajamento, Espirito de Equipe, Transparência e Humanização.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Saúde e bem-estar– Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Educação de qualidade– Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover
Trabalho de decente e crescimento econômico– Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Redução das desigualdades– Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Paz, justiça e instituições eficazes– Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.